sexta-feira, 2 de julho de 2010

As Lições do meu INFARTO


Considerando que a boa intenção serve de motivação, repasso a minha experiência com INFARTO – causado por ESTRESSE (stress). Esse tipo de infarto não discrimina. É PARA TODOS NÓS, estressados. Muitos descrevem as sensações como, dor aguda no peito que se espalha pelas costas, amortecimento do braço e que, logo depois vem o desmaio etc.
    Por experiência própria e, no meu caso: A dor no peito não foi TÃO aguda no início, nem se espalhou pelo braço, costas..., nem fiquei inconsciente, ao contrário. O desconforto manteve minha atenção. Como eu disse - no meu caso -  parecia indigestão. 
    Eu estava numa reunião que iniciou por volta das 1400h e que durou mais de cinco horas. O tempo todo sentia uma leve ardência no meio do peito, típica de indigestão. Descobri que tossir ou arrotar, aliviava. A cada sensação de dor, tossia, provocava pequeno arroto e, passava. Assim foi até às 1900h quando na viatura PM, meu motorista me convenceu à medir a pressão no Hospital. Relutei, pois nunca tive problemas com a minha pressão.IMPORTANTE: cheguei ao hospital às 1915h. Fui atendido por cardiologista que, de cara, colocou dois comprimidos sob minha língua. Meia hora depois, eu insistia que estava bem, a dor estava passando e, quase não a sentia... . Foi coletado sangue (3x) para exames e ainda o monitoramento com "eletro". "Dava tudo normal" - a pressão, que SEMPRE esteve entre 12x8 e 10x6 - mantinha-se em 12x8. As minhas taxas de colesterol: HDL (o mau) 39,70mg/dl- (os adultos devem ter mais de 40,00, crianças mais que 35,00). O LDL (o bom) 78,80mg/dl- (o nível desejável é inferior a 129mg/dl) – estava com ótima Saúde, de dar inveja.
    Por volta das 22:30H, a dor voltou, FORTE.
    Às 22:40H INFARTO - Suor frio e muita dor. Aguda e contínua. Sempre consciente. Fui encaminhado às pressas para a sala de procedimento (hemodinâmica)onde dois cirurgiões aguardavam. Uma enfermeira raspou os pêlos na virilha (no seco) e outro enfermeiro ligou os tubos (tipo soro) e também saiu da sala. Um médico baixou um (grande) cilindro no meu peito, enquanto o outro lidava com o cateter. Não perdi os sentidos, assisti a tudo, pelo reflexo do monitor numa vidraça que divide a sala de cirurgia. Fiquei conversando com os médicos durante a angioplastia. Só queria acabassem, logo, com a dor. Notei que os médicos estavam apreensivos, eles tinham que encontrar a obstrução, rápido. Os pensamentos e sensações que senti são indescritíveis. Afinal, poderia morrer e nem tive tempo de me despedir da esposa e filhos, dos amigos. (Sobre esses sentimentos e sensações, daria um livro).
    Às 22:50h, artéria desobstruída com um stent e uma lesão, com perda de uma parte do coração. Enfim, de volta à vida! NORMAL. Um mês depois, voltei para outra angioplastia, para colocação de outro stent, porem agora com mais calma (dos médicos), conversamos o tempo todo, relaxadamente. Estou com DOIS STENTs e recuperado total.
    Aprendi que existem três fatores geradores: Idade, doença e estresse.
    O infarto que amortece partes do corpo pode ser detectado muito antes com exames de sangue e de esforço cardiológico, é tipo doença; normalmente é causado por altas taxas de colesterol, triglicérides, hipertensão etc. É o mais comum.
    O (meu) fator gerador foi ESTRESSE. O infarto causado por estresse tem altíssimo índice de mortalidade, porque ocorre a constrição da artéria.
    Existem dois tipos de estresse: físico, do atleta, durante a prática de esporte ou, emocional, acúmulo de incômodos e chateações - até que um dia explode. É aquela reunião que se inicia às 13:50h e termina às 19:40h - isso é pra matar qualquer um... .
    Certeza 01: Das 1915h até as 2240h - os exames estavam TODOS normais e, eu insistindo que estava bem.
    Com esses sintomas, somente um cardiologista vai te salvar; outro teria me dispensado, mandado embora para descansar, com uma aspirina... .
    Certeza 02: Pelo que senti (inexplicável)  DEUS EXISTE.
 Não procure em igrejas, templos etc. Não é religião. DEUS HABITA em nós. Vamos descobrir, nem que seja na hora extremo.  É EXCEPCIONALMENTE BOM.

1 comentários:

Jorge Prudencio disse...
[Responder comentário]

Deus é bom, e permite a todos nós alternativas... se há desgraças, com certeza foram escolhas nossas.
Te cuida, COMPADRE. Tem muita gente boa que te ama e precisa de ti neste mundinho injusto.
Minha depressão tb dá um livro (riso).
Abraço. Jorge

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário: